TEXTO 4 - EVOLUIR DE FORMA CONSCIENTE
É muito importante que você leia todas as publicações na ordem numérica dos textos para poder compreender e desfrutar melhor do conteúdo desse blog. As publicações estão interligadas , tem uma sequência lógica e apresenta um novo olhar para enxergar a vida..
Encerrei o ultimo texto falando da importância de aprendermos a identificar e a ouvir "corretamente" a Consciência que está dentro de você. Este texto agora vai apontar - em linguagem bem simples - dicas preciosas para você conseguir escutar e desenvolver a sua própria Consciência de forma "consciente" . Este é o caminho do amor.. aquele que ensina a olhar e a ver a direção, para caminhar com clareza, assertividade e segurança.
O importante não é a pressa, nem são os talentos, mas a direção.
(desconheço autor)
O desenvolvimento da Consciência interior vem, durante milênios, acontecendo pelo caminho da dor e do sofrimento. - Por que?
- Porque desde Adão e Eva privilegiamos a racionalidade e discriminamos a espiritualidade (ver texto 2 e 3). Por isso, pouco valorizamos a partícula divina em todos nós chamada Consciência. A Consciência, talvez eu possa assim dizer, é o "olho da Alma". Enquanto não abrir, enxergaremos a vida, o outro e a nós mesmos utilizando apenas os cinco sentidos. Pelo fato de priorizarmos a racionalidade, a Consciência (que é espiritualidade) permanece "fechada" ou pouco desenvolvida em todos nós. Assim, enquanto não abrirmos mais essa "capacidade" do Ser, nossa visão será relativa e limitada. Quando se tem limitação na visão colidimos, tropeçamos, caímos, machucamos, erramos, sofremos, acusamos.. Por isso esse desequilíbrio todo acontecendo no planeta, no seu país, na sua própria vida..
A partir de Adão e Eva pegamos uma maravilhosa "Ferrari" (pensamento) e estamos dirigindo sem óculos e sem a carteira de habilitação (sem Consciência).
Portanto, NADA ESTÁ ERRADO, nada!!! - Tudo o que está acontecendo agora simplesmente é resultado de uma forma de Ser que ainda utiliza a inteligência (pensar criativo) à serviço do ego (instintos predadores). Vivemos competindo pelo Ter.. Quanto mais eu tenho, mais me sinto forte, poderoso, inteligente, me sinto como um Deus.. é o mundo do TER para SER.. Este mundo pertence ao Reino dos Animais Racionais.
Estamos tomando "choques" porque não estamos "enxergando" (tendo consciência) que a direção não é o "Ter para Ser", mas o "SER paraTER" (todo tipo de realização e felicidade) precisamos aprender isso através da dor e do sofrimento igual a criança que precisa tomar um choque para "apreender" que tomada dá choque. O Ser Humano é ainda um bebê diante da grandiosidade de Deus.
Estamos tomando "choques" porque não estamos "enxergando" (tendo consciência) que a direção não é o "Ter para Ser", mas o "SER paraTER" (todo tipo de realização e felicidade) precisamos aprender isso através da dor e do sofrimento igual a criança que precisa tomar um choque para "apreender" que tomada dá choque. O Ser Humano é ainda um bebê diante da grandiosidade de Deus.
- Estamos em pleno Apocalipse, no fim da Era "Ter para Ser" , na preparação do nascimento de uma nova forma de Ser que vai utilizar a inteligência (pensar criativo) a serviço não mais do Ego, mas da Consciência. Sairemos do "acumular" egóico (TER) e saltaremos para o "compartilhar " coletivo (SER). Seremos todos um, parte do todo abundante, forte, saudável e colorido.. A luta que se trava nada mais é do que a dificuldade que encontramos em aceitar, reconhecer e lutar para abrir nossa espiritualidade latente (consciência). Precisamos vencer a racionalidade egóica que dificulta o precioso despertar da nossa Consciência Espiritual. Vencer a luta não é matar, subjugar, desmerecer, mas simplesmente ULTRAPASSAR.
“Ego é o estado bruto da Consciência.. por isso, somente quando nos voltarmos para a
Consciência do SER conseguiremos lapidar nossos instintos predadores (egos) para deixarmos a condição de "animais racionais" e conquistarmos a Dimensão Crística do Ser, voltando a viver no Paraíso”
(L.A. Inverno , 2010)
Quando você permitir que a Consciência seja alimento e direção para seus pensamentos, sentimentos e atitudes tenha certeza que você deixou para trás a condição de "animal racional" (aquele que alimenta sua vida comandado pelo pensar) e evoluiu para a Nova Dimensão do Ser (aquele que alimenta sua vida orientado pela Consciência). Isso é uma dádiva! - É o retorno ao Paraíso, pois a Consciência é o seu veículo de ligação e comunicação direta com Deus e, por isso, ela conduzirá você à Verdade, ao Bem e ao Belo. Lembro novamente que a ligação/comunicação direta com o plano espiritual sempre esteve à nossa disposição, mas é interrompida com a voz dos pensamentos egóicos. Esse é o grande erro que nos faz todos pecadores.. onde tudo começou..
Vamos conhecer agora dicas importantes para você conquistar esse nível de desenvolvimento humano.:
1. O passo mais importante é o primeiro: - você aceita a Consciência (Cristo) como alimento e direção para seus pensamentos, sentimentos e atitudes ? - Você quer evoluir?
2. Consciência é uma capacidade latente dentro de você . Porém somente na quietude (silêncio) de seus pensamentos é que você vai conseguir percebê-la melhor. Todos, sem distinção, estamos tendo oportunidades para reconhecer, aceitar, despertar, abrir e desenvolver essa capacidade que nos tornará seres mais evoluídos.
3. Manifesta-se de forma doce, suave, baixa, simples, quase um sussurro, você quase nunca dá atenção, diferente dos pensamentos egóicos que gritam alto, discutem, acusam, julgam, esperneiam, cobram, amedrontam, querem aparecer e tagarelam na tua cabeça até conseguir que você faça o que eles querem.
5.Quanto mais em silêncio mental você permanecer, maior será seu intercâmbio com a Espiritualidade, mesmo que num primeiro momento você nada perceba.- A meditação tal qual a oração são formas de se desligar dos barulhos do mundo exterior que desviam sua concentração e comunhão para conseguir voltar-se para o silencio interior, aonde tudo acontece, as respostas, as orientações, os ensinamentos..
O silencio mental é a porta para acessar níveis superiores de consciência.
- Tudo aquilo que te desconecta do teu silencio interior, ou não te ensina "como" obter esse silêncio, não é um caminho.
6. É fácil ? - Não, não é fácil, mas é possível e não tem preço que pague essa conquista. A palavra é exatamente essa C O N Q U I S T A! - O empenho é somente seu, não vai cair do céu. Você não consegue comprar, não pode pedir emprestado e muito menos criar artificialmente. É uma conquista personalizada, artesanal e individual, embora todos estamos no mesmo barco.
Para essa conquista, você precisa ser (ou se tornar) GUERREIRO (aquele que não desiste) e desenvolver:
disciplina (treine reservando todos os dias um tempinho para ficar em silencio)
determinação (pratique o silencio com chuva, com sol, na alegria ou na dor) fé (acredite que vai conseguir, não olhe o medo, a insegurança ou qualquer negativo que tente atrapalhar teu avanço)
equilíbrio interior (controle pensamento, mantenha-se imparcial, sereno, seja um simples expectador )
humildade (entregue-se à contemplação do silencio sem nenhum tipo de resistência ou julgamento)
7. A medida que você for se familiarizando com sua espiritualidade e se tornando mais íntimo do seu lado Crístico, mais você vai conseguir perceber a manifestação anímica (que vem da alma, do Eu superior), pois acessar níveis superiores de consciência é como aprender uma nova língua. A visão da alma não pode ser traduzida facilmente pela linguagem racional, pois ao invés de "interpretada/elaborada" ela é "apreendida" e quanto mais elevado é o nível de consciência que se acessa, mais empenho requer para essa "apreensão" e, consequente responsabilidade na tradução racional.
À título de informação, recorrendo a Rudolf Steiner, em seu livro "Os graus do conhecimento Superior", Ed. Antroposófica (que aliás eu recomendo a leitura) existem 3 graus: imaginação, inspiração e intuição. Eu acrescentaria um quarto grau, a revelação. (Ex.> Noé, Moisés etc..). De maneira geral, a espiritualidade interior pode se manifestar através de uma voz suave, de um insight, de uma imagem, de uma intuição etc..
Você pode conquistar isso sozinho sem ajuda? - sim você pode. Você pode ser um autodidata no desenvolvimento de sua espiritualidade porque ela não está em um lugar específico, mas está dentro de você. Observe que "autodidatas" descobrem e respondem tudo sozinhos a partir de fontes variadas. Há outros que optam seguir uma escola, um mestre, um facilitador .
Quero lembrar que se você fizer a sua escolha com sinceridade , o Universo vai conspirar para que chegue até você um caminho na medida exata para você. Portanto, o "querer verdadeiro e sincero" é a chave fundamental para conquista de sua vitória.
Descubra o porque:
Tudo o que pensamos, sentimos e fazemos é energia , que provoca um movimento e um resultado. Esse resultado sempre será nós mesmos que o colhemos. É a Lei Universal da Ação e Reação, do Dar e Receber. (Justiça Divina)
Assim, se a energia que brota de você for dourada, tudo que chegará até você será em tons de dourado, você atrairá o dourado.
Se a energia que brota de seus pensamentos, sentimentos ou ações é cinza, tudo que chegará até você será em tons de cinza. Você atrairá o cinza.
Portando, amigos, podemos mentir ou esconder as coisas do homem, mas, jamais conseguiremos enganar o mundo espiritual. Observe e avalie a sua vida como um todo e descubra a cor da energia que você mesmo está produzindo com seus pensamentos, sentimentos e ações...
No próximo texto vou apresentar uma maneira consciente para você se livrar das energias cinzas e começar a aprender a produzir energia dourada que vai te ajudar também a atrair e a saber identificar um bom e verdadeiro caminho para sua evolução.
Aguarde. Acompanhe. Compartilhe